Duas regatas de percurso abriram o International Ubatuba Sailing Festival

A 16ª edição do International Ubatuba Sailing Festival começou nesta sexta-feira, 18 de abril, com a realização das Regatas de Percurso Ilha da Vitória por BE e Ilha do Mar Virado por BE, com a participação de 39 equipes.

Com largada ao meio-dia, os momentos iniciais da regata para a Ilha de Vitória foram ainda disputados com vento bastante fraco, mas que logo passou para um leste mais constante, já na casa dos 5 a 8 nós. 

Com o mar tranquilo na região, o contravento até a Ilha da Vitória levou cerca de duas horas para os líderes, o Phytoervas 4z, de Marcelo Bellotti e o King, de Fabio Lucas, se aproximarem da ilha.

Logo atrás, vinham o Kaikias/EMS, de Fabio Auricchio e o Argos, de Jaime Cupertino.

Embora uma grande disputa tenha sido travada pelos dois primeiros nas proximidades da Ilha, com alterações nas posições, logo o Phytoervas recuperou a liderança que se manteve o tempo todo no retorno à chegada. Assim o Phytoervas 4z foi o Fita Azul da regata, cruzando a linha de chegada às 16h 06′ 27″.

Mesmo tendo cruzado à frente dos demais, não deu para a equipe “segurar” a primeira colocação no corrigido, que ficou com o Kaikias/EMS. Phytoervas terminou em segundo, seguido do King e Argos.

Seguiram ainda para a Ilha da Vitória, também as classes BRA-RGS A, e B e RGS Cruiser A.

Os três veleiros do Grêmio de Vela da Escola Naval, Bijupirá Capemisa, de Christian Guedes Cardoso, Villegagnon, de Pedro Henrique de Araújo, e Cherne, de Daniel Rodrigues Câmara, foram os três primeiros colocados da BRA-RGS A.

A BRA-RGS B teve vitória do Dos Reis, de Zek Reis, com o Blu, de Marcelo Ragazzo  em segundo e o Mais Rabugento Cognac Sails de Pedro Henrique dos Santos na terceira colocação.

Os três primeiros colocados da RGS Cruiser A foram o João da Botas, do comandante Paulo Donário, o San Nicola, de Braz Nicodemo Neto, e o MC Daud, Edmilson Lira.

Percurso para Ilha do Mar Virado

As classes RGS C, Clássicos, Cruiser B e Multicasco fizeram a regata para a Ilha do Mar Virado.

Nesta, foi o Bruschetta, de José Luis Ortega, o Fita Azul da Regata.

O veleiro, da Classe BRA-RGS C, foi também o primeiro no corrigido, seguido do Papo de Popa, de Eduardo Mateus e do Lucnan, de Elezier Solidônio.

Vale lembrar que os Ranger 22 tem uma premiação para a classe. Logo, Papo de Popa termina o dia na liderança, seguido de Lucnan e Contento, de Luiz Amaro.

O Guará III, de Valdeci Gonçalves foi vencedor dos Multicasco.

Por fim, nos Clássicos, vitória do Gaudério, de Laurence Colvara. Em segundo e terceiro, respectivamente, o São Joaquim, de Marcos Vitureira e o Fiel, de Antônio Carlos Abud.

Assim terminou o primeiro dia do 16ª edição do International Ubatuba Sailing Festival, com duas regatas de percurso disputadas em nas quais todos os veleiros que largaram cruzaram a linha de chegada. Um belo início de campeonato!

Confira aqui todos os resultados da competição

Veja aqui a galeria de imagens do primeiro dia de regatas.