Com recorde de participantes 70 equipes abrem o International Ubatuba Sailing Festival

Começou hoje a 14ª edição do Ubatuba Sailing Festival, com a participação recorde de 70 embarcações das classes ORC, BRA-RGS, BRA-RGS Clássicos, Multicasco e Bico de Proa, além da classe IOM de veleiros rádio controlados.

A regata inicial do campeonato, Regata Marinha do Brasil é, tradicionalmente uma regata de percurso pelas ilhas da região e hoje não foi diferente.

Ainda que com vento fraco, a comissão de regatas optou por manter o programa e realizou uma regata que contornou a Ilha Anchieta por BE, e a Ilha do Mar Virado, também por BE. Este percurso maior para a classe ORC. As demais, contornaram apenas a Ilha Anchieta.

O vento permaneceu constante, na faixa dos 5, 6 nós, direção leste durante toda a regata. O mar tranquilo e um dia de céu azul e calor “recepcionaram” os velejadores, que largaram ao meio dia e dez para uma tarde de velejejada com muitos “pegas” durante o percurso.

Após duas horas e quarenta minutos, às 14h51’30”, o primeiro vencedor de uma regata da competição foi conhecido. O catamarã Papa Cat, de Felipe Villares, cruzou a linha de chegada, após um final de regata emocionante, na qual rasgou o balão, improvisou e conseguiu cruzar à frente dos demais competidores.

Mas, como na vela temos o rating… o Papa Cat ficou na terceira colocação da classe Multicasco, atrás do Maré XX, de Benoit Joufflineau, o primeiro colocado e do Guará 3, da Valdeci Gonçalves.

Na Bico de Proa foi o Bossa Nova, de Valéria Ravani, o vencedor da regata. Em segundo e terceiro, o Aventador, de Maurício Pavão e o Kon-Tiki, de Michael Downey.

O Bruschetta, de Evandro Csordas foi o vencedor da RGS, seguido do Iguinho di Mamãe, de Raimundo Severino Cruz e com o Lucnan, de Eliezer Solidônio, na terceira colocação.

E, o vencedor da ORC foi o Argos, de Jaime Cupertino, seguido do Phoenix, de Fabio Cotrim e do 4Z Phhytoervas, de Marcelo Belloti.

Os velejadores da classe IOM, de rádio controlados disputaram nada menos do que 6 regatas hoje e o veleiro líder do torneio é o do comandante Roberto Limdestaedt, com 10 pontos acumulados. Com 11, em segundo lugar, o comandante Alexandre Marien e na terceira colcação, o comandante José Cabral, com 25 pontos. 

No final do dia, canoa de cerveja na sede do Ubatuba Iate Clube.

A noite International Paint reservou ainda o show musical-tecnologico-visual da dupla Caramelos Dog, além da premiação dos 5 primeiros no torneio que ganharam um galão da tinta Perfection, da International.

Amanhã, meio-dia, prosseguem as regatas, que terminam apenas no domingo.

O Ubatuba Sailing Festival é uma realização do Ubatuba Iate Clube. Tem patrocínio da International e apoio da Prefeitura de Ubatuba, Marinha do Brasil, ABVO, BRA-RGS, FEVESP, North Sails, Madalena, InnVernia, Nautibelle, JAB&Revela, Ubalegria, VBros, postos Ímola e Mônaco e Balaio de Ideias.

Veja aqui os resultados completos do primeiro dia de regata.

Confira todas as fotos