Termina o International Paint Ubatuba Sailing Festival 2022
Com a realização de 4 regatas bastante técnicas em quatro dias de competição, terminou na tarde deste domingo o International Paint Ubatuba Sailing Festival, competição válida como a primeira etapa do Campeonato Paulista de Veleiros de Oceano e que contou com a participação de 54 equipes e mais de 300 velejadores.
Disputaram o campeonato paulista os veleiros das classes ORC e RGS A e B.
E, após as 4 regatas a equipe Bruschetta, de Evandro Csordas, foi a campeã, com 6 pontos acumulados, apenas um a mais do segundo colocado, o Phoenix, do comandante Eduardo Souza Ramos. Na terceira colocação geral, o barco King, comandado por Fabio Cotrim Barbosa, também com 7 pontos.
Dentre os veleiros da BRA-RGS, que disputavam o título de campeões paulistas, dois barcos “estrangeiros” levaram o primeiro e terceiro lugares.
Vindo do Rio de Janeiro a equipe do Grêmio de Vela da Escola Naval, Bijupirá – Capemisa, comandado por Caio De Pinho Dias, foi o campeão, com 3 pontos acumulados nas quatro regatas. O paulista Beleza Pura 2 foi o segundo, com 4 pontos. Em terceiro, na RGS, o também carioca Saravah, com 6 pontos acumulados.
Demais campeões comemoram os resultados
A cerimônia de premiação consagrou, além dos veleiros da ORC e RGS, os campeões das demais classes participantes.
Na RGS C, a vitória foi do Mais Rabugento, comandado por Pedro Henrique dos Santos , que acumulou 3 pontos nas quatro regatas disputadas. A equipe Escapada, de Eloi Junqueira, foi a segunda colocada, com 6 pontos. Com 7 pontos, o Lucnan, de Elezier Solidonio da Cruz, foi o terceiro colocado.
O Reforça D4, comandado por Phelippe Serrano, foi o vencedor da Classe Multicasco, somando 3 pontos, seguido do Guará 3, de Valdeci Donizete Gonçalves, em segundo, com 6 pontos e com o Maré XX, de Benoit Joufflineau, com 12 pontos acumulados, na terceira colocação. Em quarto, o Savage I, de Wellington Dourado, com 12.
A Classe Bico de Proa A teve como campeões a equipe do Sense, comandado por Augusto Sottano, que terminou o campeonato com 3 pontos acumulados.
Em segundo, na classe, outro barco do Grêmio de Vela da Escola Naval, o João das Botas, comandado por Douglas da Costa Alves, que terminou o campeonato com 6 pontos acumulados. Com os mesmos 6 pontos, o For Sale, comandado por Fabrizio Nogueira Marini, foi o terceiro da classe.
Encerrando a galeria de campeões, o SS Gomes, de Netuno Trindade, foi o campeão da Bico de Proa B, com 3 pontos. Em segundo, o Neptuno, comandado por Ciro Rossetti, com 7 pontos. O Kapalua I, comandado por Marcos Dertinati, com 12 pontos acumulados, foi o terceiro.
Clássicos receberam troféu pela participação
Mesmo não tendo conseguido o número mínimo de veleiros inscritos, que seriam três, os dois competidores de veleiros clássicos, André Torrente, do Kakalé, e Marcus Vitureira, do São Joaquim IV receberam troféus pela participação no campeonato.
As fotos da premiação já estão no ar!
Você confere em breve aqui em nosso site todas as fotos e vídeos atualizados do campeonato.
O International Paint Ubatuba Sailing Festival é organizado pelo Ubatuba Iate Clube, têm patrocínio da International Paint, Marinha do Brasil, ABVO, BRA-RGS, FEVESP, Prefeitura de Ubatuba, Ubalegria, North Sails, Farol das Tintas, Postos Flutuantes Imola e Mônaco, Cervejaria Madalena, VBros, NautiBelle e Balaio de Ideias.