Regatas de percurso marcam o início do USF 2024

Com a realização de duas regatas de percrurso, uma, para as classes RGS e RGS Cruiser que contornou a Ilha Anchieta e outra, para a Classe ORC, que, além da Anchieta, contornou também a Ilha do Mar Virado, teve início, nesta sexta-feira, 29 de março, a 15ª edição do International Ubatuba Sailing Festival.

As largadas aconteceram nas proximidades da Ponta Grossa, e os veleiros partiram para a regata com um vento leste fraco, na casa dos 5 a 6 nós. Já ao contornar a Ilha Anchieta, o vento leste subiu um pouco atingindo até cerca de 10 nós. A direção permaneceu constante, fazendo com que as equipes da RGS e RGS Cruiser seguissem o percurso até a linha de chegada com um mar um pouco alto, mas com vento constante, ainda que fraco.

Condição semelhante encontraram os veleiros da ORC até a Ilha do Mar Virado. Ali chegando, tiveram que “driblar” a falta de vento no través da ilha até encontrarem um vento leste também na casa de 5 a 8 nós que os trouxeram à linha de chegada, montada também nas proximidades da Ponta Grossa.

O fita azul deste primeiro dia de regata foi o veleiro Super Bakanna, de Alexandre Dangas, Classe RGS Cruiser, que cruzou a linha de chegada em pouco mais de duas horas de regata.

Na Cruiser, foi o próprio Super Bakanna, quem levou no tempo corrigido, seguido do Blu1, de Marcelo Ragazzo e do Kon Tiki, de Michael Downey.

Na RGS o Mais Rabugento Cognac Sails, de Pedro Henrique dos Santos, foi o vencedor. Em segundo e terceiro, respectivamente, o Iguinho di Mamãe, de Raimundo “Ceará” Severino e o Lucnan, de Eliezer Solidônio.

Dentre as equipes da ORC, que fizeram o percurso maior, o primeiro a cruzar a linha de chegada foi o Phytoervas 4z, de Marcello Belloti, também vencedor no tempo corrigido, Em segundo, Argos, de Jaime Cupertino, seguido do Inaê Soto, de Bayard Umbuzeiro Neto.

Após as regatas do dia, a tradicional Canoa de Cerveja, na noite Orcca-North Sails reuniu as equipes no Ubatuba Iate Clube. E para acompanhar uma cerveja gelada, show da George Moon Band”.

Amanhã, o segundo dia do International Ubatuba Sailing Festival, a previsão é de realização de regatas barla-sota e ao final do dia canoa de cerveja, feijoada e samba com a Luara e as Comadres.

O dia começa cedo. Às 9h o juiz de regata Carlos Eduardo “Cuca” Sodré apresenta a palestra “Protesto: do incidente ao Julgamento”, em que comenta as regra para a correta comunicação de protestos e os principais fatores considerados nas audiências de julgamento.

Confiram algumas fotos das regatas de hoje: